A Operação Assistida é composta por um conjunto de atividades que permitem a formação e a capacitação da equipa das TIC local nas atividades de operação e manutenção preventiva e corretiva, transferindo todo o nosso conhecimento e experiência para a operação das soluções (sejam equipamentos, sistemas ou plataformas de serviços). Durante um período previamente acordado, é prestado todo o suporte necessário para a operacionalidade das soluções, minimizando o risco na implantação de novas tecnologias e proporcionando as condições ideais para a transferência da tecnologia envolvida, e ainda se moldar à realidade e às necessidades do negócio do cliente. O corpo técnico formado por um ou mais especialistas é designado de modo a oferecer suporte na realização de testes, análises, medidas e ajustes, assegurando que as operações diárias sejam realizadas em conformidade com os padrões estabelecidos e que possa perpetuar após este período.
Algumas ações e benefícios alcançados pelo nosso serviço de Operação Assistida dentro das melhores práticas recomendadas são:
- Planeamento e execução de atividades operacionais, utilizando os procedimentos recomendados a cada rotina
- Planeamento e execução de atividades de manutenção corretiva, utilizando os procedimentos que permitam maior eficiência e eficácia na solução de falhas
- Planeamento e execução de atividades de manutenção preventiva, rotinas de testes, análises e medidas, utilizando os procedimentos que assegurem mínima interferência na operação e máxima disponibilidade das soluções
- Formação “on the job” realizada de forma estruturada, contemplando casos práticos que assegurem a capacitação da equipa da TIC
- Elaboração ou adequação de procedimentos operacionais
- Elaboração de relatórios de atividades detalhando os procedimentos realizados
Diferente de um outsourcing, onde o cliente terceiriza um determinado serviço para focar no que é importante em seu negócio, a Operação Assistida, muito mais que o acompanhamento de uma implantação bem-sucedida, é essencial à transferência de tecnologia e de conhecimentos necessários até que o cliente possa reassumir de forma autónoma o seu ambiente, seja qual for a solução ou sistema, caso assim o queira.